Consciarte by Berlitz

Cultura, Consciência e Arte

DICA DA SEMANA: VIRADA CULTURAL

VIRADA CULTURAL

DICAS DO MALU:

A dica do dia não poderia ser outra senão a 5ª Virada Cultural, que rola interruptamente em vários cantos de Sampa entre os dias 02 e 03 de maio. A gama de artistas influentes e os resgates e homenagens fazem desta quinta edição talvez a mais surpreendente de todas. São cerca de 800 atrações, da mais popular até a mais refinada – dança ,cinema, música, teatro, arte para todos os gostos. Diante deste mundaréu de possibilidades e já sabendo que deixei de fora muita coisa, destaco na música, que é o nosso foco principal:

– A homenagem aos 20 anos da morte de Raul Seixas, no palco especial montado na estação da Luz, com bandas apresentando todos os discos do Maluco Beleza em ordem cronológica, desde “Raulzito e os Panteras” (1968) até “Panela do Diabo” (1989) em dupla com Marcelo Nova . Os Panteras originais iniciam a maratona de 24 horas, que ainda terá Leno ( da dupla jovem-guarda Leno e Lilian) tocando na íntegra o raríssimo LP “Vida e Obra de Johnny McCartney” (1971) album solo com a direção e parceria do ainda produtor da CBS Raul Seixas, que nessa época só compunha para os outros. Outra aparição raríssima será a de Edy Star, único sobrevivente do cultuado, subestimado e anárquico “”Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10″ (1971), disco que Raul dividiu com Miriam Batucada, Sergio Sampaio e o proprio Edy. Vale lembrar que todos esses projetos citados foram um fracasso comercial e Raul só apareceu de verdade para a mídia no FIC de 1972 com sua antológica apresentação de “Let me Sing, Let me Sing” e logo depois no estouro do compacto “Ouro de Tolo”. Estas malfadadas obras mais a discografia posterior do grande rocker baiano serão apresentadas na íntegra.

– A programação no Teatro Municipal traz também performances ao vivo com o conteúdo inteiro de álbuns clássicos, ano a ano. Começa com Tom Zé, que apresenta o seu homônimo primeiro LP de 1968, tropicalista até a medula e que trouxe à luz pérolas como “Parque Industrial”, peça-chave do movimento e “São São Paulo” ( ganhadora de festival). Adiante, dois clássicos indiscutíveis: “Francis Hime” (1973), obra de estréia do compositor carioca, com a parceria no palco da Orquestra Experimental de Repertório, regida pelo maestro Jamil Maluf e que certamente cuidará com carinho de preciosidades como “Atrás da Porta” (Francis Hime/Chico Buarque) e “Sem Mais Adeus” (Francis/Vinicius de Moraes). E o pontapé inicial da dita ‘vanguarda paulistana’, “Clara Crocodilo” (1980), que além do mentor Arrigo Barnabé, terá o acompanhamento de toda a trupe que moldou o projeto na época: a banda Sabor de Veneno e os vocais precisos de Vania Bastos, Suzana Salles e Tetê Espíndola.) Outros álbuns importantes serão esmiuçados durante a programação: Água (1977), o disco que mostrou a versatilidade de Fafá de Belém para o Brasil, Cama de Gato (1986), com a banda instrumental de mesmo nome, “Alma de Borracha”, (1986) com Beto Guedes em seu auge, “Alma” (1986), de Egberto Gismonti (aqui talvez coubesse melhor um disco seu setentista), Violeta de Outono (1987) , estréia da cultuada banda progressiva e “Aos Vivos” (1995), estréia vigorosa de Chico César.

É muita coisa. E coisa boa à beça. Tem ainda rock de qualidade no palco da Barão de Itapetininga com ícones do movimento:Tutti Frutti, Golpe de Estado, Serguei, Patrulha do Espaço, a Chave do Sol, Camisa de Vênus, além dos pioneiros do punk nacional: Cólera, Inocentes, Ratos do Porão, Garotos Podres. Tem samba à flor da pele com Benito di Paula. Tem Alceu e Nação Zumbi na Sé. Sergio Dias e Lingua de Trapo na São João. Moraes Moreira e Armandinho, Novos Baianos,Tito Madi, Cauby , Doris Monteiro, Angela Maria. Ufa! Acho que não tem no mundo ecletismo igual como no nosso Brasil musical!

Acompanhem a programação completa:

A TV Cultura realizará a cobertura da quinta edição da Virada Cultural, que acontece nos dias 2 e 3 de maio, em São Paulo. Nesta sexta-feira, 1º de maio, o programa Metrópolis destacará as melhores atrações do evento. As rádios Cultura FM e Cultura Brasil informarão, de hora em hora, tudo sobre o trânsito, transportes coletivos e horários de shows e espetáculos.

G1 Globo.com

SITE OFICIAL RAUL SEIXAS

Texto: Marcos “Malu” Massolini

Anúncios

maio 1, 2009 - Posted by | Uncategorized

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: