Consciarte by Berlitz

Cultura, Consciência e Arte

JIMI HENDRIX: O MELHOR RIFF DE TODOS OS TEMPOS

Jimi Hendrix ainda é lembrado. Por muitos e bons motivos. Quase 40 anos depois de sua morte, o guitarrista está no topo da lista dos melhores riffs de todos os tempos (eleição ‘popular’ da Music Radar). Jimi foi (quase) unânime: 14% do total de votos.

Tão bom quanto complexo, Hendrix é um daqueles gênios incompreendidos. Quem já se deparou com um livro de partituras dele acha incrível e, ao mesmo tempo, semelhante a uma teoria einsteiniana. Não são músicas fáceis do ponto de vista estritamente musical, embora compreensíveis ao ouvido humano.

A lista dos ‘riffs’ toda é muito boa. Jimi ocupa o primeiro lugar, com “Voodoo Child”, também a 22ª colocação, com “Purple Haze”, e ainda a 47ª, com “Foxy Lady”.


Numa lista assim não poderia faltar Eric Clapton. Um dos mais completos guitarristas de todos os tempos, ele aparece logo na 5ª posição com “Layla”, ao lado de Derek and the Dominos (dos irmãos Allman). Duane Allman, guitarrista que personificou Layla, sempre foi considerado um virtuose do instrumento – citação que Clapton faz em seu livro autobiográfico, por exemplo. Eric ainda aparece na 31ª colocação, com “Sunshine Of Your Love”.


Em 8º lugar “Day Tripper”, dos Beatles. Nada surpreendente. Aliás, dos 50 riffs mais impactantes, o quarteto é citado várias vezes. Não é à toa, uma vez que entre os quatro estava George Harrison, que também foi um dos grandes guitarristas da história do rock mundial.

Principais riffs da votação realizada pela Music Radar:


1 – “Voodoo child”, Jimi Hendrix

3 – “Whole lotta love”, Led Zeppelin

4 – “Smoke on the water”, Deep Purple

5 – “Layla”, Eric Clapton / Derek and the Dominos

8 – “Day tripper”, The Beatles

21 – “Paperback writer”, The Beatles

22 – “Purple haze”, Jimi Hendrix
Veja a lista completa e outras informações no site da Music Radar.
Anúncios

novembro 29, 2009 - Posted by | Jimi Hendrix; Riff; Music Radar; Voodoo Child; Purple Haze; Foxy Lady; Eric Clapton; Layla; Derek and the Dominos; Duane Allman; Sunshine Of Your Love; Day Tripper; Beatles; George Harrison

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: