Consciarte by Berlitz

Cultura, Consciência e Arte

"O escritor é um homem que se procura a si mesmo"

CERVANTES

kindle

Apesar de algumas (ou várias) críticas, o Twitter tem utilidades e aprendizados sem precedentes, na minha parca opinião. Senão, vejam: além de posicionamentos de muitas pessoas interessantes – e você deve seguir pessoas interessantes e relevantes –, há ainda links com notícia, informações, músicas, podcasts, webcasts, etc, etc. Um mundo cultural também está no microblog, como em muitas redes sociais e, enfim, na Internet.

Quem me conhece sabe que adoro ler – dizem as más línguas que leio até bula de remédio. Mas, infelizmente, com tanta informação, não dá para ler tudo. Livros, seria ótimo ter tempo para ler vários. Mas vamos que vamos (#VQV, como diz o professor José Luiz Goldfarb (@jlgoldfarb) – sobre quem e o que faz ainda quero escrever um post decente.

Esta introdução meio tosca é pra emendar com o tema LIVRO. Indico, abaixo, o link da entrevista com Luís Filipe Sarmento, escritor, tradutor, editor, produtor de cinema e vídeo português. Sarmento fala da cultura portuguesa, de Sintra, redes sociais e os audiolivros. Neste ponto, uma parte da entrevista me chamou a atenção:

“Creio que as redes sociais e os audiolivros só irão reforçar a indústria do livro tradicional. Os amantes de cultura não dispensarão nunca o objecto. Da compra do livro à leitura há vários passos de todo um ritual que o leitor não dispensa. O que as redes sociais têm feito é divulgar a existência do livro como um bem comum e através do qual chegaremos mais facilmente ao conhecimento.”

Perfeito. Um meio de comunicação não mata ou inviabiliza o outro. Contribui, acrescenta, mas não elimina. Até porque, como diz Sarmento, o cheiro do livro, a sensação física real (offline) é imprescindível. Portanto, não, o livro não vai acabar. E mil vezes deitar na rede lendo um livro do que ficar com um ‘laptop’ no colo.

A dica do texto (veja link abaixo) foi da mineira Tatiana Marisco.

Link/Entrevista: Alagamares

Você também pode acompanhar pelo Twitter:

Tatiana Marisco (@tmarisco)

Luís Filipe Sarmento (@LFSarmento)

Alagamares Associação Cultural (@AlagamaresAC)

Anúncios

dezembro 23, 2009 - Posted by | Uncategorized

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: