Consciarte by Berlitz

Cultura, Consciência e Arte

SER POESIA COLETIVA

Não tenho ambições nem desejos.
ser poeta não é uma ambição minha.
É a minha maneira de estar sozinho. [ Fernando Pessoa ]

Que a poesia, as letras, os contos estão espalhados na internet todos sabemos. O problema é a divulgação destas artes. E mais restrito ainda o espaço destinado aos poetas atuais, anônimos ou não. Não fosse o abismo cultural existente em todo mundo, sobretudo nos países em desenvolvimento e no Brasil, a poesia (e as letras de uma forma geral) seria lida e comentada numa escala muito superior do que é e merece.

Contudo, os grandes poetas e escritores já têm seu lugar ao sol, seja on ou offline. Na memória, em livros, peças teatrais, filmes e músicas.

Reunir pessoas altamente capacitadas e com o dom da poesia e das letras é complexo. São raros os saraus hoje em dia.

Na teia de informações da internet e das redes sociais, uma das mais gratas novidades – e 2010 começa bem neste sentido – foi a criação do Blog SERES COLETIVOS. Sim, um blog para poetas, mas não só.

"Poesias, vontades, reclamos e fealdades, acontecimentos históricos e fatos do nosso cotidiano e do mundo, suas produções artísticas e tudo mais que o twitter pode ter de coletivo e social, de necessário e útil", diz Giselle Zamboni, mentora do SERES COLETIVOS. Ao lado de Eduardo Castilho (no twitter @ideiasdefora), Giselle colocou em prática o que muitas políticas públicas não conseguem: criar espaços espontâneos para fomentar a cultura, a poesia, as letras – e sem a verba dos cofres públicos. Também colaborou na empreitada inicial @Be_neviani, criando a tag #blogcoletivo.

"Passei a receber diariamente poesias, textos, fotos e artigos dos meus seguidores. Publico tudo e eles, por sua vez, divulgam o blog por aí. É a multiplicação das letras que eu sempre imaginei e desejei", revela.

Ainda que "experimental", o blog Seres Coletivos recebeu diversas adesões, manifestações no twitter e, consequentemente, acessos diários crescentes. A ideia é lincar cada vez a outros blogs – no Consciarte, já está. Veja ao lado – e ampliar o número de participantes.

"DJ do Twitter",  Giselle também inventou tempos atrás a GZtweetradio, dedicando músicas no seu twitter (@gisellezamboni).

A história está aí. Se quiser saber mais, participar desta ‘rede’ de poesia, letras e tudo o mais que é útil na vida (on e offline), acesse SERES COLETIVOS.

Anúncios

janeiro 28, 2010 - Posted by | Uncategorized

1 Comentário »


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: