Consciarte by Berlitz

Cultura, Consciência e Arte

Eu quero é botar meu bloco na rua

 

Carnaval é isto. Festa e interpretação da folia. Cada um, cada qual. A letra de "Eu quero é botar meu bloco na rua" é assim: cada um que interprete, subliminarmente, como quiser.

História do compositor:

Sérgio Sampaio (Sérgio Moraes Sampaio, Cachoeiro de Itapemirim (ES), 1947 -1994) lançou "Eu quero é botar meu bloco na rua" em 1972, pela Phillips/Phonogram, no VII FIC (Festival Internacional da Canção). Foi acompanhado por Renato Piau, um exímio guitarrista. Embora a música não tenha ficado entre as vencedoras, o compacto "As melhores do VII FIC", lançado em seguida, ultrapassou a marca de 500 mil cópias vendidas – dizem que foram 300 mil. "Eu quero é botar meu bloco na rua" foi o maior sucesso do carnaval do ano seguinte. Mas isto é outra história…

Raul Seixas era diretor artístico da CBS em 1971. Foi quem descobriu Sampaio. Parceiros e amigos, gravaram a ópera-rock "Sociedade da Grã-Ordem Kavernista apresenta Sessão das Dez". Sem conhecimento da direção da CBS, diga-se de passagem. Mas isto é outra história…

Os ‘malditos’ da MPB sempre tiveram problemas. Com Sérgio Sampaio não foi diferente. Pra se ter uma ideia, anos depois, praticamente esquecido, suas músicas – sempre de boa qualidade – não tocavam nas rádios. Seus direitos autorais eram roubados, raramente recebia e, quando, eram miúdos. Shows, muito raros. Morreu em 1994, no mesmo ano de Tom Jobim e Ayrton Senna. Porém, com muito menos sucesso e glória. Mas isto é outra história…

Em 2006, Zeca Baleiro produziu o CD "Cruel", com 14 canções inéditas interpretadas por Sampaio em gravações caseiras. Um belo trabalho e homenagem feitos por Zeca Baleiro, um excelente letrista, que está entre os melhores da MPB de todos os tempos. O pecado é ele ser tão mal assessorado. Mas aí é outra história…

fevereiro 12, 2010 - Posted by | Uncategorized

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

